Tudo começou com um mero comercial de TV, em 2008, uma chamada para uma minissérie sobre Dom Casmurro, obra-prima e mais comentada de Machado de Assis, intitulada Capitu. Como plano de fundo para as imagens quase teatrais da produção, uma melodia suave tocada no ukelele chamou minha atenção de imediato, seguida por uma voz masculina. Durou nada mais que um minuto, mas ficou cravada na minha memória por horas. Uma rápida busca em um site de letras de músicas com os versos que eu conseguia me lembrar e a identidade da canção foi desvendada: “Elephant Gun”, da banda Beirut.
O som do Beirut tem como principais destaques a presença de instrumentos de sopro e percussão, assim como o ukelele, que se revela em quase todas as músicas. O vocalista da banda, Zach Condon, tocava trumpete numa banda de jazz quando adolescente, e cita o ritmo como uma das suas maiores inspirações. Música, aliás, sempre foi uma constante na vida de Condon, que compõe desde os 15 anos.
Idealizada primeiramente como um projeto solo, o Beirut cresceu para ser um expoente e uma referência em bandas inspiradas pela world music. É impossível falar das influências da banda sem colocar a música do Leste Europeu na lista. Quando tinha 17 anos, Condon largou a escola e fez uma viagem à Europa, onde se apaixonou pelo folk e pela variedade de sonoridades e ritmos que encontrou por lá. Voltando aos Estados Unidos, em 2006, gravou o disco Gulag Orkestar com a ajuda de alguns músicos locais – e desencadeou a criação do Beirut.
“Elephant Gun”, a música que me levou até o Beirut, originou o primeiro videoclipe da banda. Aclamado por críticos e adquirindo uma quantidade de fãs nunca antes imaginada, o Gulag Orkestar foi seguido pelo The Flying Club Cup, altamente influenciado pela França e sua música, costumes e peculiaridades.
“Nantes”, a música de maior destaque do segundo álbum, tem um videoclipe que, se visto pela primeira vez neste momento, irá lembrar um vídeo que tem sido bastante discutido nos últimos dias. Falo da bendita (maldita?) Banda Mais Bonita da Cidade, que claramente inspirou-se na banda para seu já famoso vídeo da música “Oração”. O plano sequência, sem cortes, a disposição dos membros da banda abaixo de uma escada e terminando numa ante-sala se assemelham. Apesar disso, a sonoridade, ao menos entre essas duas músicas, tem diversas diferenças.
O novo single da banda, “East Harlem”, na verdade é um velho conhecido dos fãs: marca presença nos shows desde o princípio das apresentações. Escrita quando Condon tinha apenas 17 anos, a música mostra que o Beirut continua fiel a suas influências, mostrando que é possível para uma banda não ter um som comercial e mesmo assim conquistar sua legião de fãs.
Fonte: Motim
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